«Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”»: Estoril recebe Jogos Nacionais Salesianos

> Notícias > «Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”»: Estoril recebe Jogos Nacionais Salesianos

Os Jogos Nacionais Salesianos, na sua 28.ª edição, vão ter lugar no belo cenário do Estoril, de 25 a 28 de abril de 2024. «Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”» é o lema desta edição.

Os Jogos Nacionais Salesianos são uma experiência desportiva, lúdica e cultural, que se realiza, anualmente, desde 1992, em diversas cidades do país. O encontro reúne atletas e comunidades educativo-pastorais num evento de família, de celebração e de festa, segundo um estilo próprio de educar e evangelizar: o estilo Salesiano.

Este evento desportivo, inspirado na pedagogia de São João Bosco, tem como lema uma frase que ecoa nos corações de todos os participantes: «Somos amigos! “Entre vós, sinto-me bem”». Estas palavras poderosas, proferidas pelo Santo fundador dos Salesianos, carregam consigo um apelo profundo à amizade, ao respeito mútuo e à construção de relacionamentos positivos.

Dom Bosco via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens. Os Jogos são, assim, momentos que possibilitam a interação entre as diversas escolas, fomentando as relações pessoais, de convívio, de partilha e de amizade.

Somos líderes humanistas, comprometidos com a construção de um Mundo Melhor.

Durante os Jogos Nacionais Salesianos crescemos com o acolhimento e convivência das nossas comunidades educativas, crescemos na vontade de viver estes princípios, na consciência da união que habita em cada uma das nossas presenças, comprometidos em fazer germinar sementes de transformação social, enriquecidos ao integrar a perspetiva da Ecologia Integral.

Durante estes dias não caminharemos sozinhos. Contaremos com muitos jovens, educadores, amigos e voluntários. Desenharemos, em conjunto, todos os dias a “palavra do dia” – “hospitalidade, diálogo, caminho, cooperação, comunhão, amizade…”.

Até lá, unidos pela motivação do encontro, trabalhamos em conjunto para que o caminho possa ser, também ele, fonte de inspiração e transformação.

A equipa 28.ª edição JNS

Artigos Relacionados