Apresentação

Há mais de 20 anos que os Jogos Nacionais Salesianos celebram o desporto praticado nas escolas e ambientes salesianos em Portugal, juntando, anualmente, centenas de jovens atletas.

Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, sempre considerou a prática de desporto uma forma importante de educar os jovens, promovendo a sua formação integral. Assim, numa perspetiva salesiana, o desporto tem uma dimensão humana e formativo-cristã e jogar e competir significa crescer, como homem e como cristão, respeitando o outro e estabelecendo, com ele, laços de fraternidade.

Os Jogos Salesianos têm as suas raízes na filosofia educacional de Dom Bosco, uma vez que o desporto foi, desde sempre, entendido como parte essencial do currículo das escolas salesianas de todo o mundo.

A primeira edição dos Jogos Salesianos teve lugar em Turim, Itália, em 1914, integrada nas comemorações do 50.º aniversário da fundação da Congregação. No entanto, os Jogos Nacionais Salesianos, como os conhecemos hoje, começaram a ganhar forma à medida que o interesse e o entusiasmo por este evento desportivo foi crescendo.

Proporcionando aos alunos a possibilidade de participar em competições desportivas locais e regionais, os Jogos Nacionais Salesianos tornaram-se uma parte importante do calendário escolar, reunindo alunos de diferentes escolas para competir em diversas modalidades desportivas (Futebol, Basquetebol, Voleibol, Natação ou, até, Xadrez).

Tendo como objetivo promover o espírito desportivo e de amizade, entre os jovens, bem como fomentar a prática de atividades físicas, os Jogos Nacionais Salesianos contam já com 28 edições, em Portugal.

Atualmente, os Jogos Nacionais Salesianos oferecem a interação entre as diversas escolas, fomentando as relações pessoais, o convívio, a partilha e a amizade. Os organizadores procuram criar um ambiente onde os participantes possam, não apenas, demonstrar as suas habilidades técnicas, mas também, fomentar valores como a amizade, a solidariedade e a fraternidade.

Realizados em ambiente festivo e de celebração, durante os Jogos Nacionais Salesianos, os jovens têm a oportunidade de se divertir, fazer novas amizades e de fortalecer os laços entre alunos e atletas de outras presenças salesianas.

Falar de Jogos salesianos é, assim, falar de uma importante iniciativa, dentro da comunidade salesiana, pensada à luz do espírito e da pedagogia de Dom Bosco.