fbpx

Jogos Nacionais Salesianos 2019

De 1 a 4 de maio a cidade invicta vai receber cerca de 1800 atletas dos vários ambientes educativos dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, em Portugal continental, ilha da Madeira e Cabo Verde.

Pela primeira vez os Salesianos do Porto serão a casa anfitriã dos Jogos Nacionais Salesianos, o evento que junta os alunos salesianos em sã competição desportiva. Devido à dimensão da organização, os Salesianos do Porto celebraram uma parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, para acolher as várias provas. Futsal, basquetebol, voleibol, natação, ténis de mesa e xadrez serão as modalidades praticadas nos diferentes recintos desportivos que passam pelo Multiusos de Gondomar, Complexo Desportivo de Valbom, Piscinas Municipais de S. Cosme, Ala de Nun’Álvares e Escola Secundária de Gondomar. No Porto, as competições decorrem no Colégio dos Salesianos do Porto.

Ao longo das 26 edições Mogofores, Vila do Conde, Manique, Poiares, Lisboa, Vendas Novas, Estoril, Funchal, Évora e Mirandela já receberam o evento.


Muito mais que desporto

A organização tem preparado um programa de animação noturna paralelo ao evento com concertos, dança e DJ’s nos dias 2 e 3, entre as 21h00 e as 22h30, no recinto do Colégio Salesianos do Porto e no Multiusos de Gondomar. No dia 2 atuam a Banda Má Fortuna, às 21h, nos Salesianos do Porto, e a Escola de Dança Alberta Lima, entre as 21h e 21h30, no Multiusos de Gondomar, e WildDuckDj, até às 22h30, também em Gondomar. No dia 3, sexta-feira, WildDuckDj vai actuar entre as 21h30 e as 22h30 nos Salesianos do Porto, enquanto que em Gondomar atuará entre as 21h e as 21h30 a Escola de Dança Dancing Stars. Depois dessa hora, e até às 22h30, o DJ Paulo Cardoso fará a animação da festa.

Há também sugestões da organização de sítios a visitar para quem vai acompanhar os JNS no Porto, com roteiros pelas ruas do Porto e de Gondomar. Sé do Porto, Estação de S. Bento, Igreja de S. Francisco, Palácio da Bolsa, Cadeia da Relação, Torre dos Clérigos, Pavilhão Rosa Mota, Igreja do Carmo com Igrejas das Carmelitas e Casa Escondida, Livraria Lello, Café Majestic e Capela das Almas; e em Gondomar, Igreja Matriz, Auditório do Largo do Souto, Monte Crasto, Câmara Municipal de Gondomar, Pólo de Gramido e a Fundação Júlio Resende são alguns dos locais.


  • 1 a 4 de maio de 2019
  • Locais: Salesianos do Porto, Multiusos de Gondomar, Complexo Desportivo de Valbom, Piscinas Municipais de S. Cosme, Ala de Nun’Álvares e Escola Secundária de Gondomar
  • Modalidades: basquetebol, futsal, natação, ténis de mesa, voleibol e xadrez